quarta-feira, 23 de março de 2011

Violão Giannini Folclore déc. 60 Reformado



          Segundo informções da própria Giannini, este violão que aparece num post (http://gianniniguitars.blogspot.com/2011/02/violao-giannini-1960.html) mais antigo aqui no blog, trata-se de um modelo denominado "Folclore".
        Não sei se realmente é o mesmo, pois o das fotos tem o headstock diferente, não possuí marcadores sobre  escala e a medida é: Comp.95cm, Larg.36cm e Alt. 10cm.
          Bom, as fotos da reforma estão aí.
        O acabamento foi dado com selador e cera de carnaúba, já o cavalete, estava quebrado porém eu desejava que fosse mantido o mesmo, então tive que refazer o lado esquerdo e para isso utilizei madeira em pó (Marupá/Imbuia). Gostei muito do resultado, principalmente do acabamento encerado...

          André Ciccarino

Catálogo de 1969
Detalhe do mosaico


 
 

 

 

Detalhe do tróculo
Detalhe da escala




Detalhe do headstock
Detalhe do cavalete

9 comentários:

  1. Amigão PARABÉNS!
    Sou um adorador de instrumentos antigos e tenho uma queda em particular pela GIANNINI. Eu estava vendo o trabalho que vc fez nesse violão e gostei muito, espero que este tenha um bom timbre, afinal mais seca que essa madeira impossível rs.
    Abração.

    ResponderExcluir
  2. Meu Caro, você poderia dizer-me quanto está custando um Giannini Folclore com 42 Anos? (Modelo AW07) Serei eternamente grato por essa informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um violão destes não tem madeiras muito requintadas, seu custo em média varia entre
      200 e 300 reais dependendo da conservação. Este em particular, gastei muito mais do que vale, somente por amor ao instrumento!

      Excluir
  3. Olá amigo.
    Reparei que ele estava com cordas de aço e depois com cordas de nylon. Ele é para qual tipo de corda? Ele aguenta cordas de aço?
    Obrigado. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este violão veio com cordas de aço, porém seu uso deve ser feito somente com nylon. A escala não foi preparada para suportar tanta tensão das cordas.
      O dono anterior provavelmente não sabia disso, pois não deu o carinho devido a esta peça!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este é um Tranquillo Giannini Nº 7 Folclore da década de 60. Herdei um de meu avô, com a etiqueta interna intacta e numerada. Tem 95cm de comprimento e 36 de largura tb. Ele foi fabricado para se usar com cordas de aço. Meu avô sempre o utilizou assim e o próprio catálogo antigo da Giannini enfatiza isso.

    http://www.giannini.com.br/imgs/produto_ant/520_img.jpg

    ResponderExcluir
  6. Olá amigo.
    Eu tenho um violão deste. E um Tranquillo Giannini N°6 1960. Mais eu soi de Uruguai. E aquí no encontro datos. Você podería dizer-me informação deste violão. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite

    Tenho um violão desse giannini folclore aw07 e gostaria de saber o preço pois era do meu avô e queria vender mas não tenho noção de preço.
    Ele está em perfeito estado só precisa trocar as cordas.
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir